domingo, 3 de outubro de 2010

Museu do Azulejo

No dia 28 de Setembro fomos com a escola ao Museu do Azulejo em Lisboa.
Fizemos uma visita guiada de cerca de uma hora, onde uma guia nos explicou as várias técnicas e materias utilizados ao longo dos anos no fabrico do azulejo.

Ficámos a conhecer várias técnicas como a do Alicatado, a da Corda-Seca, a da Aresta, a do Relevo, a da Faiança, a do Enxaquetado, a da Estampilha, a do Relevo e a da Arte Nova - caracterizada por ondulação e sensibilidade.
No século XVII predominavam as padronagens, algumas de influência de têxteis indianos.
Ficámos a conhecer alguns padrões usados ao longo dos anos como o Padrão das Parras, o Padrão das Camélias - de influência chinesa e o Motivo de Ponta-Diamante - de influência espanhola.

No século XIX começou-se a utilizar a técnica da estampilha e do relevo - este último principalmente no Norte do país, havia uma predominação do uso dos azulejos no exterior dos edifícios.

O azulejo Neoclássico era caracterizado pelo fundo branco com uso de uma grande leveza, feminismo e do florido, dando por vezes a sugestão de transparência, o que exigia uma grande perícia.

Ficámos a conhecer alguns azulejos de figura avulsa, painéis Albarrada - caracterizados por vasos floridos ladeados de pequenos pássaros e  figuras de convite - usadas para mostrar o caminho em escadas, casas-de-banho e corredores.

No fim da visita tivemos que escolher um azulejo ou painel de que gostássemos e desenhá-lo.


                                
 Maria Kiel - Secção de revestimento da Estação do Intendente

Sem comentários:

Enviar um comentário