No principio da primeira aula de Projecto do módulo III estivemos a falar sobre a avaliação do 1º Período e de como podíamos melhorá-la nos restantes; falámos também dos blogs e de como os podíamos ter mais actualizados e criámos um novo sistema de actualização baseado no de uma colega de outra turma, que consiste em fazer actualizações sempre que temos aula de Tecnologia ou Projecto, tendo o blog que ter pelo menos duas actualizações por semana (sendo a minha semana de quinta a quinta-feira).
Na segunda parte da aula falámos um pouco sobre Fotografia e o que era esperado que fizéssemos, nomeadamente um Raid Fotográfico que tivesse a ver com o nosso conceito. Foi-nos lançado outro desafio ao qual respondemos com um texto, como habitual e de seguida escolhemos o nosso conceito.
Na última parte da aula estivemos a falar sobre o trabalho que teríamos que realizar em Cinema, o qual consistia em criar um grupo de quatro elementos e aí criarmos um conceito, que depois iremos traduzir numa curta metragem de seis cenas.
sábado, 8 de janeiro de 2011
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Módulo III - Tecnologia (Fotografia) - Aula 1
Na primeira aula de Multimédia conhecemos os professores e falámos sobre o que íamos fazer nas duas áreas da Tecnologia (fotografia e cinema).
Iremos ter três aulas de Tecnologia para cada área; alternando as semanas (fotografia- cinema - fotografia - cinema...) num total de seis semanas neste módulo.
Depois de uma introdução às duas áreas a turma foi dividida em dois grupos, ficando eu no da fotografia.
Na segunda parte da aula, o professor mostrou-nos fotos de alguns fotógrafos famosos (Richard Avedon,Cindy Sherman...) das diferentes áreas da fotografia, principalmente do retrato, pois é o que pretendem que façamos.
Na última parte da aula vimos um documentário da National Geographic sobre os seus fotógrafos, as fotos deles, o trabalho árduo que é a fotografia de documentação e como o seu trabalho pode ajudar o mundo em pequenas coisas.
Iremos ter três aulas de Tecnologia para cada área; alternando as semanas (fotografia- cinema - fotografia - cinema...) num total de seis semanas neste módulo.
Depois de uma introdução às duas áreas a turma foi dividida em dois grupos, ficando eu no da fotografia.
Na segunda parte da aula, o professor mostrou-nos fotos de alguns fotógrafos famosos (Richard Avedon,Cindy Sherman...) das diferentes áreas da fotografia, principalmente do retrato, pois é o que pretendem que façamos.
Na última parte da aula vimos um documentário da National Geographic sobre os seus fotógrafos, as fotos deles, o trabalho árduo que é a fotografia de documentação e como o seu trabalho pode ajudar o mundo em pequenas coisas.
Foto de Richard Avedon
Foto de Cindy Sherman
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
A confecção das minhas peças...
As minhas peças não ficaram exactamente como as projectei no papel, pois é muito diferente ver o desenho no papel e depois executá-lo em 3D, apesar disso fiquei bastante satisfeita com elas.
Anel – arame e lã
– os dois andares e os círculos representam protecção, as linhas o que estou a tentar proteger. Tons de azul, uma das cores do conceito.
Pregadeira – cartão, pasta de papel, arame, linha de coser, cera e guache
– representa a protecção que se impõe pelo arame à volta da peça (prende-se com parte do arame). Bordô e roxo, cores do conceito
Pendente – cartão, pasta de papel, missangas, cola líquida e purpurinas
– representa já a remoção da protecção, ao que normalmente associamos com núcleo, algo brilhante. Bordô como cor principal, umas das cores do conceito
Apresentação final
Materiais utilizados:
- Frigideira
- Taça
- Batedeira manual
- Faca
- Livro de receitas
- Embalagem de ovos (vazio)
- Embalagem de leite (vazio)
- Pacote de farinha (vazio)
- Pacote de açúcar (vazio)
- Tiras de papel de seda
- Crepe feito em cartão e forrado a papel de seda
- Fato feito de pasta de papel pintado com tinta acrílica com botões de cartão pintados a guache
- Anel feito em ourivesaria
A minha apresentação consistiu em tentar fazer crepes com o fato vestido (que representava a minha protecção), que me atrapalhava constantemente, fazendo-me andar devagar ou deixar cair os crepes. Depois de algumas tentativas falhadas comecei a ficar frustrada e cortei e rasguei o fato com uma faca suspirando depois de alívio, que representava eu a libertar-me da protecção que impunha a mim mesma. Em seguida tentei fazer outro crepe, com sucesso.
Na apresentação usei o anel que fiz em ourivesaria.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Apresentação final - Maquete
O meu conceito é a Protecção a mim mesmo e o "livrar-me" dela, por isso criei um cenário onde pudesse criar a ideia de me libertar com uma situação do quotidiano.
Depois de ter estruturado a minha apresentação recriei um cenário algo ideal numa maqueta.
Esta que, depois de fazer alguns esboços, fiz numa caixa de cartão.
Depois de ter estruturado a minha apresentação recriei um cenário algo ideal numa maqueta.
Esta que, depois de fazer alguns esboços, fiz numa caixa de cartão.
A formar ideias...
Depois de termos explorado as nossas ideias em aguarela, fomos buscar os elementos e os padrões que contornámos e que nos interessaram. Fomos agrupando as ideias até formarem vários esboços de possíveis peças. A partir desses esboços fomos agrupando vários elementos das diferentes hipóteses e criámos os primeiros esboços da nossa peça.
As primeiras aulas - Ourivesaria
Nas primeiras aulas foram-nos apresentados Power Point's com alguma da matéria que precisávamos de saber: alguma história, técnicas e exemplos de ourivesaria.
Depois desse trabalho mais teórico foram-nos dados alguns livros com variados exemplares de ourivesaria, de onde tirámos elementos com que nos identificasse-mos e transpuse-mo-os para o papel.
De seguida foi-nos pedido que trouxesse-mos vários materiais de casa, como: cola, arame, plástico, cartão e outros materiais que quiséssemos usar na confecção da peça.
Na aula seguinte, já com esses materiais realizámos algumas experiências para experimentar as várias ferramentas e diferentes flexibilidades dos materiais.
Depois desse trabalho mais teórico foram-nos dados alguns livros com variados exemplares de ourivesaria, de onde tirámos elementos com que nos identificasse-mos e transpuse-mo-os para o papel.
De seguida foi-nos pedido que trouxesse-mos vários materiais de casa, como: cola, arame, plástico, cartão e outros materiais que quiséssemos usar na confecção da peça.
Na aula seguinte, já com esses materiais realizámos algumas experiências para experimentar as várias ferramentas e diferentes flexibilidades dos materiais.
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